terça-feira, 22 de novembro de 2011

Suporte


A palavra exata para 21 de novembro de 2011, segunda-feira.

Suportar, do latim supportare, tem as seguintes acepções no Dicionário Pasquale: 1. Sustentar o peso de, ter sobre si; 2. Sofrer com paciência ou resignação, agüentar, tolerar; 3. Fazer face a, resistir, ser firme; 4. Estar à prova de.

Em nosso dia-a-dia, nós suportamos muitas coisas – o trânsito caótico, falta de gentileza, intolerância, pressão por resultados, metas impossíveis a alcançar... essa lista pode se tornar, facilmente, interminável. Discutir os efeitos do que efetivamente nós suportamos ou não – e a que preço – também pode ser uma discussão válida, mas não o tema principal deste post, agora.

A questão que se propõe é de outra natureza: ao nos relacionarmos, com nossos amigos, que são as pessoas que elegemos para amar... com nossa família... com a pessoa que escolhemos viver e que desejamos, sincera, profunda e ardentemente, ter ao nosso lado – essas pessoas, essa pessoa, não, nós não devemos suportar. Familiares, amigos queridos, o ser amado – para essas pessoas, nós devemos dar suporte, não suportar.

Dar suporte – dar carinho, atenção, cuidado. Oferecer apoio pacientemente, ser um sustentáculo, permitir que o outro cresça. Amparar sem embaraços. Sustentar amorosamente.

Perceber-se suportando, ou dando suporte – aceitar o amparo, ou recusá-lo, por não se saber, ou não se sentir merecedor – as raízes para o entendimento, ou não, de muitas relações, está aí. Uma vez mais, a questão é simples: o que se enxerga? O que se quer enxergar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário