sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Colligere

Infinitivo latino que originou o verbo "colher" - a palavra exata para quinta, 24 de novembro de 2011.


Minha avó se orgulhava, muito, de ter no armário copos da época do seu casamento. Os copos eram lindos, realmente. Dois conjuntos distintos, ambos azuis, um mais claro, e com formas arrendondadas. O outro, mais escuro, com entalhes floridos no entorno, mais requintado.


Eu olhava pelo vidro do armário e ficava sempre admirada, pensando em quantas e quantas vezes minha avó não se permitiu usar aqueles copos. Eles tinham chegado até a minha geração, é verdade – e deve haver ainda alguns remanescentes, que tenham alcançado os mais novos descendentes da minha avó, seus bisnetos. Deus do céu, que tristeza! Preferiria mil vezes ter conhecido aqueles copos apenas em fotografias.


São poucos os copos que se salvaram depois de 5 anos de casamento. Há conjuntos que já se foram, todos – inclusive um também com formas arrendondadas, que eu gostava muito, talvez por me fazer pensar nos copos da minha avó. Das taças de vinho, ainda ficou uma do primeiro conjunto, só para contar história.


Porque os dias, nesta casa, foram sempre colhidos. Carpe diem, ou carpe noctem, cada instante, belo ou triste, sempre foi lembrado, sentido, vivenciado. A vida existe assim – em gotas, em instantes – e eles não podem, nunca, ser ignorados.


São os instantes que alimentam a alma, e aquecem o amor.


Para a gente não esquecer nunca... precisa colher a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário