segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Explicação

Uma possível explicação neurocientífica para os atos que nem sempre conseguimos explicar, ainda que seja para nós mesmos...

"Se nos perguntarem o que nos move e motiva, a maioria terá dificuldade em responder. A verdade é que são poucos os que entendem o funcionamento da própria mente. Muitas vezes nos comportamos de maneira irracional, fazemos coisas imprevisíveis, por razões que não são claras nem mesmo para nós (...) Há cada vez mais indícios de que boa parte do que o cérebro faz não chega à consciência: muitas das decisões que pensamos tomar não passam de racionalizações, justificativas que nosso lado consciente dá para as escolhas já feitas pelo subconsciente.

(...) O neocórtex, "casca nova" em latim, (...) trata-se da sede do pensamento racional, tida por alguns como uma espécie de 'centro de comando'. Na verdade, o neocórtex parece mais um condutor empoleirado no lombo de um elefante; às vezes, o homem consegue guiar o animal na direção desejada, mas outras vezes o bicho vai para onde quer, e só resta ao condutor fingir que também queria ir para lá."

Trechos do excelente Uma história da ciência, de Michael Mosley e John Lynch, Editora Zahar (pág. 231). Grifos meus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário