terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tentativa


Não, hoje não me faltaram palavras exatas... por falta de uma, essa é a terceira. Ainda que tenha gostado dos outros dois textos, leio e releio e penso que não transmitem, com exatidão, a síntese deste dia.

Ocorreu-me então que tudo, nesta vida, é tentativa. Tentativa de ser feliz, tentativa de fazer a escolha certa –  inclusive da palavra exata –  tentativa de fazer dar certo. Se formos éticos... Se formos íntegros... se tentarmos, tanto quanto possível, respeitar nossos sentimentos e nossos princípios... o que nós somos além disto? O que nós somos além das nossas verdades, e dos atos que as refletem? Se soubermos – e falarmos – sobre o que nos alegra, e sobre o que nos machuca... Se conseguirmos respeitar o próximo mas – fundamental – também nós mesmos... afinal, se não estivermos inteiros, como conseguiremos nos doar?

Tentar viver isto tudo não garante o sucesso de coisa alguma – eu já disse antes que não acredito em auto-ajuda... Mas penso que seremos mais autênticos, mais felizes, mais inteiros. E essa é, certamente, uma tentativa que vale a pena.

Enquanto eu ouvia Ilusión, com Julieta Venegas e Marisa Monte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário