segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Encanto


Palavras me encantam. Palavras me impressionam pelo poder nelas contido... pelo tanto que podem representar... impressiona-me como um conjunto ordenado de fonemas, por sua vez ordenado em frases, por sua vez em períodos e estes em histórias – e viva a sintaxe e a gramática, a semântica, a pragmática e tudo o mais que torna a língua viva... como podem construir e destruir, como podem fazer sorrir ou chorar quem as recebe.

Quanta beleza e quanta tristeza podem causar, as palavras... Quanto nos podem provocar... Hoje mesmo, em duas situações distintas, as palavras foram meu passaporte para outros tempos.

Pela manhã, um paciente, afásico, contou-me sua história (e me permitiu que fosse aqui mencionado, vale dizer). E nela... quantas imagens intensas, quantas saudades do passado, tantas histórias de vida... Eu me encantei.

Ao fim do dia, novamente as palavras foram meu passaporte, em uma viagem de volta ao passado, e deste para o futuro... quanta verdade e quanto sentimento! Tão poucas palavras contendo uma força tão grande! Quanta paixão, quanta vontade de viver. De novo, uma vez mais, eu me encantei. E ainda estou, encantada.

Palavras, palavras... mais do que viajar no tempo, hoje elas me transportaram para o céu. E, de lá, eu ainda não voltei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário