domingo, 19 de junho de 2011

Petrúquio

O Petrúquio morreu hoje. Faz 2 anos e 7 meses que eu o ganhei de aniversário da Érika. Não sei ao certo qual idade ele tinha, mas imagino que tenha vivido pelo menos 3 anos.

Petrúquio Petrônio foi um peixe beta de personalidade. Ele era o "cachorro" desta casa. Sempre nadava agitado quando chegávamos em casa. Se visse alguém por perto, ficava "pulando" no aquário, para chamar a atenção. Adorava a hora de comer. Para dormir, gostava de ficar embaixo do cogumelo.

Acho que ele teria vivido mais, mas depois que teve uma infecção no olho ele nunca mais foi o mesmo. Nós tratamos, ele se recuperou, mas, com o perdão pelo lugar comum, perdeu o brilho no olhar.

Passou os últimos noventa dias oscilando. Alguns dias era o mesmo Petrúquio de sempre, em outros era um peixe envelhecendo, mais contido, mais cansado. Não sei quantos dias ficou sem comer, absolutamente nada, porque não aguentava subir para buscar a comida. Nestes últimos dias, perdeu também a linda cor vermelha que tinha. Pouco a pouco, as escamas acinzentaram – não, não foi outra doença. Só era mesmo a vida indo embora.

Ontem, acho que para se despedir, pulou várias e várias vezes, como fazia antes. Fiquei por perto bastante tempo, primeiro fazendo festa, depois em silêncio. Porque a vida pede silêncio para se despedir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário