domingo, 25 de dezembro de 2011

Espelho

Porque hoje é Natal, e tanto se fala em amor...

Nós somos espelhos, já disse Rubem Alves. E refletimos a imagem daquele que, em nós, se mira. Em um relacionamento, é preciso que o outro se sinta bem, para estar conosco. Se o reflexo no espelho é admirável, o outro permanece. Por outro lado, se a imagem refletida não agrada, é bem provável que o outro busque outra superfície, na qual possa se ver melhor. Tal qual Narciso, é por nosso reflexo que nos apaixonamos – é preciso que haja beleza, portanto.

Eu, você, cada um de nós... pensemos no poder que temos, enquanto espelhos, em uma relação. Se eu espelhar e apontar, com o dedo em riste, apenas os defeitos do outro... ele vai acreditar, e se entristecer – nós, humanamente, acreditamos naquilo que nossos sentidos nos contam. A vida – ah, a vida! – entra em nós pelos sentidos...

Como tocar amorosamente os sentidos do outro? Se eu, espelho, refletir a beleza do outro... se eu, espelho, enaltecer as qualidades que ele próprio duvida ter... se eu, espelho, lhe mostrar a beleza e a vida que nele existem, pulsando... ele vai crer. E, mais do que crer, ele vai deixar tudo aflorar. E, ainda mais do que crer, e deixar aflorar... ele vai amar o espelho – o espelho que refletiu o que havia de melhor em si próprio.

Sim, nós somos espelhos. Mas, para viver o amor – para viver plenamente o amor – nós precisamos ser espelhos mágicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário