quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Comunicação


Ou elo, ou entrega. As palavras para este dia.

Hoje, trabalhando, tive uma alegria especial. Uma de minhas pacientes, afásica, voltou a escrever. Nós trabalhamos a escrita há algum tempo, por meio da cópia – ela lê bem, mas não conseguia escrever espontaneamente. De repente, estamos lá, no meio da terapia, e ela começou a escrever. Escrever sozinha, escrever o que queria, o que estava pensando. E o que foi que ela escreveu? “Falar de voce.” Depois, na seqüência, escreveu também que queria falar sobre a irmã.

E eu, sorrindo por dentro e por fora, pensei que, nesta vida, a gente vive para se relacionar. Vivemos para criar laços. Para construir pontes. É para isso que vivemos. E nos relacionamos, o tempo todo, por meio da comunicação.

É comunicando, é tornando comum, que eu me relaciono, me aproximo do outro. É por meio da fala, do gesto e do olhar – que também tanto comunicam – que eu toco o outro, que eu faço saber minhas idéias, meus sentimentos. Na comunicação acontece – ou deveria acontecer...– a entrega. Na comunicação se estabelecem os elos.

E eu estabeleço elos todos os dias. Todos os dias, eu me entrego. Faço da comunicação meu ofício... faço da minha paixão pelo cuidar, pelas pessoas e pela própria comunicação minha rotina, meu espaço, meu labor. O tempo todo, comunico, e trabalho para que as pessoas comuniquem. Faço isso porque acredito que a vida é rica, é dádiva por demais preciosa, e precisa ser celebrada, “colhida”, diariamente. A vida não precisa de grandes acontecimentos... a gente celebra o instante, o cardápio de hoje – e o que se planeja para daqui um ano.

A vida acontece, o tempo todo – e isso merece ser comunicado, compartilhado e celebrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário