domingo, 4 de setembro de 2011

Afeto


Mais uma história sobre Antônia...

A princípio eu queria contar uma história só, mas o post ficaria muito longo, e eu achei que seria melhor apresentar a personagem, o que por si só já construiu um texto, sobre beleza e a complexidade do feminino.

Essa foi a história que primeiro me motivou a escrever...e fala sobre como o afeto pode se manifestar de muitas formas em nossa vida.

Antônia compartilha sua rotina de trabalho com um senhor, igualmente solteiro, idades próximas, a quem chamarei de João. A mim, expectadora eventual, encanta ver como eles se tratam, com zelo e cuidado, um dia após o outro. No aniversário de João, Antônia comprou-lhe não sei quantas peças de roupas – ela sabia exatamente do que ele estava precisando. Todas as manhãs, Antônia prepara o café, traz o pão quentinho, e, entre uma demanda e outra, eles partilham a primeira refeição do dia.

Dias desses, Antônia se desgostou com a conduta adotada por sua chefe de trabalho – e com toda a razão, diga-se de passagem. No dia seguinte, assim que teve oportunidade, João tratou de defender sua colega de trabalho, sua cara amiga, e procurou pela chefe para dizer-lhe tudo o que achava estar errado em suas rotinas de trabalho. Não que Antônia não pudesse se defender por si só. Ela não só poderia, como o fez. É que João não poderia deixar tudo aquilo passar em brancas nuvens. Era preciso cuidar de sua colega, sua adorada amiga, e fazer valer sua voz. E lá foi ele, homem, cuidar e proteger.

Assim como Antônia, mulher, dele cuida e protege, no tempo e no espaço que eles compartilham afetuosa e diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário