domingo, 22 de maio de 2011

Palavras

As palavras nunca são vazias, desprovidas de significado - mas seu uso inconseqüente pode torná-las desprovidas de valor. A raiz do problema não está então nas palavras em si, mas no uso que delas se faz. Trata-se de um evento circular: você quer se explicar porque está diante de um problema, e espera que as palavras possam ajudá-lo (já não disse Vygostky que "a linguagem estrutura o pensamento"?) Mas se você não faz bom uso das palavras, a força destas se volta contra você, e seu problema só faz aumentar.


O que era então uma questão viram duas: a questão inicial, acrescida do descrédito da sua tentativa primeira de solucioná-la. O silêncio pode ser mais efetivo nessas horas? Tentar se explicar de outra maneira pode ajudar? Tudo o que pode ser dito agora é: não sei. Há respostas que necessitam tempo para serem encontradas.


Sobre Vygostky: a afirmação acima foi uma anotação de aula, na qual lamentavelmente não registrei a referência completa. Para saber mais sobre este psicólogo e pensador, sugiro pesquisar aquiaqui ou aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário