sexta-feira, 25 de março de 2011

Engano

Para Letícia

A menina chorava baixinho porque seu peixe morrera. Chorou quando o viu boiando no aquário, chorou enquanto seu pequenino corpo era enterrado, dentro de uma caixa de fósforos, no gramado na frente da casa – com direito a ritual fúnebre – e continuava chorando depois, olhando o aquário agora não habitado.

A mãe, sem saber o que fazer, disse para a filha que não se entristecesse, porque o peixe tinha ido "para o céu dos peixes". Aí a menina parou de chorar – secou as lágrimas que ainda escorriam na barra do vestido, e ficou pensando. Ela já sabia que o Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa não existiam – ela desconfiou um dia, e a mãe confirmou. Mas... céu dos peixes? E por acaso os peixes podem voar? Ela entenderia se fosse o Teco, seu canarinho amarelo. Mas o Mel, seu peixinho beta azul, no céu? 

"Não dá, né, mãe?" "Depois de morto, o Mel criou asas?"

Adultos. Às vezes se enganam demais.

Um comentário:

  1. Todos os cães merecem o céu e eles não têm asas. Mas sempre soube que o Papai Noel não existe. Daqui 8 dias fará um ano que o Snoopy se foi. Peguei o backup de fotos para matar a saudade. Ele esteve presente em metade da minha vida...

    ResponderExcluir